top of page

Romulo Nardes

Percussionista e luthier de instrumentos de percussão. Atua como músico desde 1997, e desenvolve uma pesquisa acerca dos membranofones da cultura africana: seus ritmos, formas métodos de construção e sua ritualística.

 

Formado em arquitetura pela Unesp em 1999. Cursou percussão popular na Universidade Livre de Música Tom Jobim, e fez diversos cursos e vivências com mestres da cultura tradicional afro- brasileira e africana.
 

Na sua trajetória musical, participou como percussionista de companhias de dança, grupos de teatro, grupos musicais e trabalhou com o coreógrafo Irineu Nogueira, a bailarina guineana Mariama Camara, o Griot senegalês Baye Fall e a cantora e bailarina Fanta Konate.
 

Como percussionista participou de companhias de dança: Abieié, Grupo Pé de Zamba, Diaspóros e Mangalê; foi percussionista da Cia de teatro: Os Inventivos. Tocou com os grupos musicais: Afoxé Ilê Omo Dada, grupo Camiranga, Kamberimba, Djembedon, Afroeletro, Batucada Tamarindo, Projeto Acorda Amor e por mais de 10 anos foi percussionista da banda de musica instrumental: Bixiga 70.
 

Atualmente participa de alguns projetos especiais, em parceria com outros artistas e músicos do cenário paulista contemporâneo. Toca e acompanha diversos cantores, bailarinos e coreógrafos e ministra oficinas de construção de instrumentos, além de se dedicar ao trabalho de luthieria do atelier Ilu-Mina.

  • Instagram
  • YouTube
Curvatura de madeira
Captura de Tela 2025-01-24 às 16.41.24.png

​
Um pedacinho da história do IluMina...

 O Ateliê IluMina foi fundado por Romulo Nardes na década de 90 e desde se transformou em um laboratório dedicado à pesquisa e à criação de instrumentos percussivos, promovendo a interação e colaboração com diversos segmentos da arte do Tambor em todo o Brasil.

bottom of page